Hoje em dia usamos nossos celulares Samsung, iPhone, Xiaomi e etc para filmar shows e afins, mas você sabia que esses lasers são prejudiciais para os celulares e suas cameras?
Normalmente, ao participar de um evento como um concerto, os lasers são usados para efeitos especiais. Agora, a equipe oficial de filmagem terá seus equipamentos posicionados de forma a não atrapalhar nenhum laser. Mas como membro da platéia, a equipe de palco não está preocupada com sua câmera, nem pode ajustar os lasers para ela.
Os lasers são letais para as lentes da sua câmera e aqui está o porquê. Se um show usasse um laser verde, você precisaria de um material de proteção para bloquear a luz verde do comprimento de onda do laser. Isso distorcerá as cores vistas pela câmera do seu telefone.
A cor verde do laser será reduzida. Um filtro de alta qualidade pode eliminar apenas o comprimento de onda exato do laser, permitindo que algum verde seja visto, mas um filtro de banda tão estreita é mais caro. Se o laser usado em um show for multicolorido, você precisará de um filtro para bloquear os comprimentos de onda do laser vermelho, verde e azul. Obviamente, isso afeta muito mais cores do que apenas um filtro verde. Esses tipos de filtros são caros.
Um fã que estava no show de Alok deste sábado (3) no Rock in Rio 2022 disse em uma rede social, que um dos lasers queimou a câmera de seu celular.
O tuíte viralizou tanto que o DJ brasileiro respondeu a publicação com uma pergunta: "Oxe, você estava na tirolesa?".
"Última foto antes do laser do Alok queimar a câmera do meu iPhone. Que ódio", afirmou o usuário no Twitter, com uma imagem da apresentação. Até a publicação desta reportagem, o tuíte tinha mais de 90 mil curtidas.
O show do brasileiro foi marcado, inclusive, por muitos aparelhos celulares apontados para cima, do lado do público, e pirotecnias e um grande show de luzes do DJ.
Fabricantes alertam para riscos:
Em seu site oficial, a Sony avisa que sensores de câmeras podem ser danificados por feixes de laser.
"Não exponha as lentes a feixes como os de laser. Isto pode causar danos ao sensor de imagem e deixar a câmera defeituosa."
A Samsung não fala especificamente sobre lasers, mas alerta para riscos ao mesmo mecanismo caso exposto a "calor excessivo ou energia de alta densidade" ou "uma fonte de luz forte".
Espero que, lendo o acima, você entenda a mensagem. É praticamente impossível proteger a lente da câmera do smartphone dos lasers, portanto, se eles forem atingidos diretamente, danificará a lente da câmera permanentemente. A única correção é uma nova camera.